O que é comunicação:

A origem epistemológica da palavra é tornar comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que sua idéia seja captada e compreendida por outra pessoa(s)...
(PIMENTA,Maria Alzira – Comunicação Empresarial).

Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.

Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.

A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica.

Segundo Cahen, toda ação de comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:

  1. somos bons cidadãos;
  2. nossos produtos e serviços são excelentes;
  3. temos respeito por nossos clientes;
  4. temos respeito por nossos acionistas;
  5. somos uma empresa bem administrada;
  6. temos tradição;
  7. somos éticos;
  8. somos bons clientes;
  9. somos bons patrões;
  10. é bom trabalhar em nossa empresa;
  11. nossos administradores, gerentes, técnicos são experientes.

Numa empresa existem duas redes de comunicação: Formal e Informal.

Comunicação Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais.

Comunicação Informal: : mais conhecida como rádio peão ou rádio corerdor, na qual circulam todas as informações, mensagens, consideradas inadequadas para circulação.

“Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”. (Duda Mendonça).

Fonte: www.artigonal.com